Ser humano significa defrontar-se sistematicamente com dúvidas, incertezas, situações que nos deixam completamente sem saber o que fazer. Embora, por norma, as pessoas pensem que têm de “saber ultrapassar”, que têm de “ter força suficiente” para lidar com a situação, nem sempre é esta a melhor alternativa. Esta é uma ideia enraízada na nossa sociedade e que, em alguns casos, conduz a desgastes pouco saudáveis, quando não a situações mais difíceis de reverter.
De facto, muitas vezes, ao longo do ciclo de vida, as pessoas deparam com situações para as quais não encontram os mecanismos de resposta ajustados. Podem ser momentos de crise – como nos casos de luto, depressão, ansiedade e fobias, stresse profissional e académico, dificuldades de relacionamento interpessoal e afectivo, dificuldades resultantes de mudanças no estilo de vida – ou momentos em que se sente a necessidade de um maior auto-conhecimento e se pretende promover o crescimento pessoal, descobrindo-se a si próprio e identificando outras formas de actuação.
A Psicologia Clínica, recorrendo a diferentes formas de intervenção, favorece o desenvolvimento de competências pessoais e o reequilíbrio psicológico do sujeito. Globalmente, podemos dizer que o objectivo de um processo psicoterapêutico é promover o bem-estar psicológico de um indivíduo.
e-mail: psicologia.www@gmail.com