O que é Mindfulness? O que é a atenção plena? Para que serve a prática?
Do ponto de vista da Psicologia, Mindfulness significa estar atento ao momento presente, intencionalmente e sem crítica ou julgamento. Significa, por isso, que a pessoa, de forma ativa, vivencia a experiência presente, sem julgar e/ou interferir com o que sente nesse momento.
O que acontece é que, normalmente, a nossa mente vagueia e, basicamente, o seu conteúdo é dominado pelo “piloto automático”. Este “piloto automático” vai divagando entre conteúdos mentais do passado e do futuro, contudo … o único momento que temos é o momento atual.
Por outro lado e perante determinadas emoções que não pretendemos sentir, o que surge – paradoxalmente – é a ruminação, o ficar a pensar sempre no mesmo, ou a evitação, o procurar pensar noutra coisa. O facto é que desenvolvemos muitas vezes pensamentos obsessivos, ficamos cada vez mais mergulhados em emoções nocivas e não conseguimos sair deste ciclo – apenas eternizamos o mal-estar.
A Atenção Plena ou Mindfulness significa saber gerir os conteúdos mentais (não eliminá-los!), optando em cada momento pelo momento presente, pelo que quero pensar e sentir. Significa ter consciência dos pensamentos e poder geri-los; significa olhar para as emoções e escolher se é aquele sentimento que quero sentir.
Desta forma, a prática de Mindfulness permite que, de uma forma consciente e ao mesmo tempo amável, tomemos contacto e nos relacionemos com os pensamentos, com as emoções e com os sentimentos, desfrutando do único momento que temos: o presente.
E quais os benefícios que se evidenciam com a prática de Mindfulness?
Muitos estudos e investigações têm sido desenvolvidos nos últimos anos e todos apontam para várias mudanças significativas na vida das pessoas que praticam Mindfulness. Alguns dos benefícios identificados são:
- aumento da consciência / autoconhecimento
- redução da ansiedade, do stresse e da depressão
- melhoria da autoconfiança e autoestima
- reconhecimento das emoções e regulação emocional
- desenvolvimento da atenção e da concentração
- gestão eficaz da impulsividade
- promoção de comunicação positiva e autêntica consigo e com os outros