STOP

 

 

Em Mindfulness, existe uma prática simples chamada STOP: Stop, Take a Breath, Observe, Proceed. Pode ser uma prática informal de atenção plena ou um complemento para a meditação formal.

São quatro os passos de STOP, fáceis de aprender, mesmo se nunca praticou a atenção plena:

 

  • Stop significa parar com o que está a fazer e com o que está a pensar.

 

  • Take a Breath significa levar a sua atenção para a respiração, notando-a onde, para si, for mais confortável: no nariz, no peito ou na barriga. Significa tomar consciência da respiração, do movimento do ar a entrar e a sair dos pulmões. Não se trata de tentar mudar a respiração, trata-se apenas de a seguir. Uma ou duas respirações, geralmente, são suficientes para se conectar consigo.

 

  • Observe significa prestar atenção à experiência do momento. O que é que está a acontecer no seu corpo? No seu coração ? Na sua mente? No ambiente em redor? Tem, assim, a oportunidade de notar o que é que está a acontecer consigo e de descobrir qual é o estímulo que está a atrair a sua atenção – estímulo esse que pode ser agradável, desagradável, ou neutro. Não há necessidade de julgar, apenas note o que está a acontecer agora, neste momento.

 

  • Proceed significa retomar a sua atividade, com o conhecimento recem-adquirido do seu momento de atenção plena. Talvez tenha encontrado uma irritação, que não sabia que estava lá, e pode decidir que esta não irá interferir com o seu trabalho. Ou pode encontrar tensão nos ombros e tem a oportunidade de descontrair. Proceed permite que reajuste o que poderia ter ficado fora de equilíbrio, tanto interna como externamente.

 

No dia-a-dia, use recordações visuais em lugares estratégicos ligados aos seus hábitos atuais! É fácil colocar os sinais STOP na sua mesa de trabalho, na casa de banho, na sala, na cozinha. O sinal STOP também pode ser usado como papel de parede no seu computador ou no seu telemóvel. Quando se trata da prática de atenção plena, todos precisamos de vários reforçadores!

Poucos segundos são necessários para que a mente se centre novamente, aliviando um pouco do seu stress!

Cada STOP é uma ocasião para se recompensar com um sorriso por ser tão bom consigo mesmo!

Cuide de si 😉 Fique bem 🙂

Publicado por M. Conceição Viterbo

Natural da cidade do Porto. Profissionalmente, sou Psicóloga Clínica, Instrutora de Mindfulness, Hipnoterapeuta Clínica, Formadora e Consultora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: